A procura pelos testes só deve acontecer quando os sintomas aparecem? Se uma pessoa da família testou positivo, todas as outras também devem ser testadas, mesmo se estiverem sem sintomas? São algumas dúvidas que iremos responder nesta postagem.
Os nove sintomas
A manifestação da Covid-19 varia bastante de um indivíduo para outro. Mas, de modo geral, há nove principais sintomas que devem ser observados:
- Tosse seca e persistente;
- Febre acima de 38°C;
- Cansaço excessivo;
- Dor muscular generalizada;
- Dor de cabeça;
- Garganta inflamada;
- Coriza ou nariz entupido;
- Alterações do trânsito intestinal, principalmente diarreia;
- Perda de olfato e paladar
Dessa forma, na ocorrência de dois ou mais desses sintomas simultaneamente, o ideal é procurar pela Unidade de Saúde mais próxima.
MAS ATENÇÃO! PROCURE A REALIZAÇÃO DO TESTE PARA COVID APENAS SE VOCÊ TIVER OS SINTOMAS CITADOS
Transmissão
De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa, como em apertos de mãos. A transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas ou durante o período de incubação do vírus. Os casos assintomáticos não são contagiosos.
Orientações:
- Cubra sua tosse;
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir os espirrar;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Vacina
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES-SP passou a adotar em 2024 uma nova estratégia para a vacinação contra a covid-19, que visa priorizar a imunização daquelas pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença, como, por exemplo, idosos, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças e pessoas com comorbidades.
Seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de dose já realizada. Indivíduos que integram outros grupos prioritários realizarão a dose da vacina bivalente anualmente.
Contudo, mantém-se a orientação às pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e que não tenham sido vacinadas anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose, que procurem sua Unidade de Saúde de referência para iniciar ou completar o esquema primário (de duas doses).
Esquema vacinal contra a Covid-19 a partir de janeiro de 2024
- Uma dose de vacina contra a covid-19 bivalente a cada 6 meses para os seguintes públicos prioritários:
. Gestantes e puérperas;
. Idosos;
. Pessoas imunocomprometidas.
- Uma dose de bivalente anual para os seguintes grupos prioritários:
. Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos e Residências Inclusivas e seus trabalhadores;
. Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
. Trabalhadores de saúde;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Pessoas com comorbidades;
. Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
. Pessoas em situação e rua.
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias:
. Completar ou iniciar o esquema vacinal de três doses com vacina Pfizer tampa vinho (possibilidade de uso da Coronavac para crianças de três e quatro anos de idade).
- Crianças de 5 a 11 anos:
. Se fizer parte de algum grupo prioritário, deve se vacinar com Pfizer tampa laranja. A vacina bivalente é indicada para maiores de 12 anos.
- Não vacinados ou com apenas uma dose:
. Pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e que não tenham sido vacinadas anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose de vacina contra a covid-19 podem optar por se vacinar, então poderão iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação (o esquema primário são 2 doses).
Pompeia