Moradores dos bairros Bandeirantes, Centro, Flândria e dos Jardins José Januário e Primavera estarão recebendo a visita contínua dos Agentes Comunitários de Saúde, Sanitários e de Endemias, em ação conjunta com a população para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Os agentes irão percorrer quarteirões em visita às casas, empresas e comércios. Na intensificação, são vistoriados os terrenos em busca de recipientes que podem acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.
Nebulização
A Vigilância Sanitária em parceria com a SUCEN inicia nesta segunda-feira (29), o primeiro ciclo de nebulização contra o mosquito Aedes aegypt do ano, e o bairro escolhido é o Jardim Primavera, com o objetivo de controle de mosquitos adultos por ser áreas com grande concentração de casos. O trabalho acontecerá das 8h30 às 13h.
Os demais bairros também receberão ações de nebulização, uma a um, conforme a atualização dos bloqueios realizados.
Números
No último boletim informativo de dengue, que registra números de 2024, Pompeia confirmou 16 casos de dengue nos primeiros vinte dias do ano.
Prevenção
O Município está em alerta constante, durante todo o ano, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, através de ações em escolas, bloqueios epidemiológicos em áreas com focos positivos e casos da doença, realização do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), e ainda, arrastões e o mutirão de limpeza através da parceria anual com o Cidade Limpa da TV Tem.
“Pedimos a todos que recebam bem nossos agentes durante a visita. Também é necessário eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências semanalmente”, destacou o superintendente do DHS, Sérgio Marques.
Dedique dez minutos do seu dia e siga estes dez passos em sua casa:
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios;
4 - Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
7 - Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Pompeia