Pompeia é reconhecida pelo Estado por redução da sífilis

DST / AIDS - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023


Pompeia é reconhecida pelo Estado por redução da sífilis

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia recebeu recentemente o prêmio Luiza Matida, concedido pelo Programa Estadual de DST-AIDS devido a ações na redução de sífilis congênita.

O prêmio faz referência à falecida médica pediatra e sanitarista, Dra. Luiza Harunari Matida, que lutou incansavelmente pela eliminação da sífilis e do HIV, mas que faleceu em 19 de janeiro de 2014.

O Município foi uma das 73 cidades do Estado de São Paulo contemplados por atingir indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis, ou seja, quando a mãe transmite a doença ao feto no útero ou recém-nascido durante o parto. 

Do GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Marília, foram premiados também os municípios de Adamantina, Herculândia, Lucélia, Osvaldo Cruz e Tupã.

Os representantes de cada território receberam troféus simbólicos das mãos de profissionais e gestores de saúde, entre eles, Dr. Gerson Pereira, médico epidemiologista e diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde (MS).

Para o superintendente do DHS, Sérgio Marques e a Enfermeira Epidemiológica, Adriana Parra, o prêmio é resultado da dedicação e trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes da saúde do Município. “Esse prêmio traz uma mensagem muito importante aos profissionais de saúde que são envolvidos no processo do cuidar. Trata-se do reconhecimento pelo trabalho e empenho, além do comprometimento em cumprir os protocolos de tratamento e prevenção do vírus, em especial, os profissionais que atuam diretamente na área”, enalteceram.

Departamento de Higiene e saúde


Pompeia