Setembro chegou, e com ele a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês, e o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, defende o diálogo e a orientação sobre o assunto, promovendo ações efetivas na prevenção e na valorização da vida.
São muitos os fatores de risco para suicídio – perda de emprego, estresse financeiro, problemas na vida amorosa, isolamento social – e a atenção à saúde mental torna-se cada vez mais importante.
A campanha deste ano conta com a distribuição das sementes de girassol às autoridades municipais, secretarias, unidades e centros de saúde, com kits de distribuição popular. Essa é uma das ações realizadas, com o intuito de abordar o assunto com leveza e alegria.
“A saúde mental de toda a população pompeense é prioridade para nós neste cenário em que vivemos. Por isso, é importante que o assunto seja debatido e ecoe na sociedade. Temos, mais do que nunca, de encarar essa questão com empatia e comprometimento”, enfatiza a psicóloga responsável pelo CAPS, Alini Valotto.
Pompeia