Novembro Azul: USF “Zugão” recebe dezenas de pacientes em palestra preventiva

Novembro Azul - Terça-feira, 29 de Novembro de 2022


Novembro Azul: USF “Zugão” recebe dezenas de pacientes em palestra preventiva

“Dois terços dos homens não procuram atendimento médico”. A informação foi dada pelo Dr. Flávio Daniel P. Mendieta, um dos médicos clínicos da USF Odair Aparecido Roque Botter “Zugão”, que palestrou, na última semana para pacientes e convidados em sala de espera. O encontro faz parte das ações desenvolvidas pelo DHS para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Em sua apresentação, o médico abordou causas, sintomas, exames para fechar um diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, que pode causar impotência e sobre o preconceito com o exame. Ele destacou que a doença, relacionada ao avanço da idade, também pode ocorrer por fatores como hereditariedade, etnia, alimentação e obesidade.

De acordo com o médico, em seu estágio inicial, o câncer de próstata não tem sintomas claros, mas pode ocorrer uma demora para iniciar ou até uma dificuldade para urinar; bem como presença de sangue na urina ou dor óssea. “Os sintomas, quando se apresentam, se confundem com os sintomas de outras doenças. Por isso é preciso atentar para os exames de prevenção e detecção precoce do problema, aumentando as chances de cura”, disse.

Departamento de Higiene e saúde


Pompeia