O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância Sanitária e dos Agentes de Endemias, iniciou nesta semana um recenseamento de animas de estimação de pequeno porte. Este “censo canino e felino” trata-se de um levantamento dos animais domésticos do município para que, a partir daí, o setor competente possa planejar políticas públicas de combate de zoonoses, além de auxiliar na implementação de programas eficientes de controle da população de cães e gatos, através das castrações.
“Nossos agentes de endemias estarão visitando as residências e aplicando um questionário sobre tipo de espécie, se são castrados, se estão vacinados, entre outras. Com esse levantamento também iremos intensificar nossas ações com relação às castrações, vacinação antirrábica e do não abandono de cães e gatos. São informações importantes que nos darão ciência para que possamos programar nossas futuras ações”, explicou o superintendente do DHS, Adalberto Bento.
Castrações
O DHS destaca a importância da realização deste censo em razão do número de tutores que aguardam pela castração dos seus animais. Dados da Vigilância Sanitária informam que desde o começo de 2022, o Centro de Controle de Zoonoses realizou 226 castrações, sendo 167 felinas e 59 caninas.
Adoção Responsável e Lei de Proteção à Maus Tratos
Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, a Prefeita Tina Escorce sancionou no último dia 20 de abril, a Lei de nº 3.074/2022, do Vereador Jorginho Chicarelli, representante da causa animal na Câmara, que Institui no âmbito do município de Pompeia o mês "Abril Laranja", dedicado a campanha de prevenção da crueldade contra os animais, e de outras providencias, que caminha junto à outra Lei do ano anterior, que dispõe sobre o incentivo, por meio de divulgação no site institucional do Poder Executivo Municipal, à adoção de animais recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses.
“Ambas são leis que tocam no coração das pessoas, e vão de encontro com nossas ações de saúde, proteção, defesa e de bem-estar animal no Município de Pompeia”, completou Adalberto.
Pompeia