Município mantém convênios com hospitais e clínicas de referência que garantem a agilidade no atendimento à população. Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado aos pacientes da rede pública de Saúde em Pompeia, a administração da prefeita Tina Januário tem investido na assinatura de convênios com instituições privadas de ponta, como o Hospital Beneficente Unimar (HBU), referência regional, o Hospital Beneficente São José de Herculândia, a Clínica Imagem de Tupã, a Clínica Neurológica Dr. Jaime Nilton Kelmann, o Instituto de Olhos de Marília e o Instituto do Coração De Marília. Por meio das parcerias, a administração conseguiu zerar a fila antiga por cirurgias de catarata e outras eletivas, além de garantir agilidade no atendimento a nova demanda. Só neste ano foram realizadas mais de 550 cirurgias gástricas, ortopédicas, ginecológicas, dentre outras. O convênio para ampliação de Assistência Hospitalar com o Hospital Beneficente Unimar, um dos mais importantes, foi assinado em fevereiro deste ano. Desde então, o HBU passou a realizar cirurgias e internações de média complexidade de pacientes de Pompeia. Além de agilizar a realização das cirurgias, o Hospital Unimar realiza procedimentos por videolaparoscopia, sem grandes cortes, que proporcionam recuperação mais rápida e segura para os pacientes. “O SUS atende 62 municípios do nosso Departamento Regional, sendo Marília o principal destino destes encaminhamentos. Por isso, existe a necessidade da Prefeitura, por meio do Departamento de Higiene e Saúde, estabelecer convênios particulares, pagos com recursos municipais, para agilizar a realização de exames e atendimentos gratuitos aos pacientes que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde. Os resultados são muito bons, assumimos com uma fila de 2 mil pessoas aguardando por exames e consultas e hoje essa fila não existe”, explicou “Pida”. O Sr. Paulo Francisco dos Santos, 59 anos, morador do bairro Flândria, relatou sua angústia pelas muitas vezes que deu entrada na Santa Casa para aliviar sua dor, pois sofria de pedra na vesícula, e compartilhou o alívio que sentiu após a cirurgia realizada no HBU. “Fiquei extremamente feliz, pois recebi o telefonema da prefeita Tina informando que a minha cirurgia já estava marcada. Fui muito bem recebido pela equipe da Unimar e se fosse para dar uma nota, certamente seria 1000”, comentou. Já o paciente Amauri Pereira da Silva, 54 anos, disse que a espera pela sua cirurgia de hérnia durou menos de um mês. “Atendimento de primeiro mundo. Precisei da cirurgia, levei meu encaminhamento e logo fui chamado para realizá-la. Foram doze dias tomando os medicamentos e hoje estou bem melhor, graças a Deus”, disse. Segundo a prefeita Tina, objetivo é agilizar ainda mais a realização de cirurgias e ampliar o número de atendimentos. “O programa “Saúde em Dia” é um sucesso, não só pelos números, mas mais importante, pelo bem que tem feito a essas pessoas que esperaram tanto tempo na fila. Atendemos em 2017 pessoas que esperavam havia 3 anos na fila. Zeramos a demanda por cirurgias de catarata e muitas outras cirurgias eletivas. Agora, nosso compromisso é providenciar um atendimento rápido, para que longas filas de espera não voltem a se formar. Essa é a nossa prioridade: melhorar a vida das pessoas, investindo especialmente em saúde”, afirmou a prefeita.
Pompeia