O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pompeia, quinta-feira, 21 de novembro de 2024 (14) 3405-2828
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas
Notícias por Categoria
Objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia inicia, nesta quarta-feira (27), a Campanha de Vacinação anual Contra a Influenza (vírus causador da gripe). Em Pompeia, todas as UBSs e USFs estarão abertas para vacinar os públicos-alvo.
O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Neste início, serão imunizadas pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.
Em abril, a campanha passa a contemplar as pessoas com maior exposição para a doença conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI): trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
“A vacina é segura, não causa gripe e reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza”, explicou Adriana Parra, enfermeira epidemiológica do Município.