O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pompeia, quinta-feira, 21 de novembro de 2024 (14) 3405-2828
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas
Notícias por Categoria
O imunizante é indicado para todos com 18 anos ou mais que ainda não receberam a dose de reforço
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia reforça que a vacina contra a Covid bivalente continua disponível nas Unidades de Saúde do Município. O imunizante é indicado para todos com 18 anos ou mais que ainda não receberam a dose de reforço.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a vacina bivalente está disponível desde 2023, mas ainda assim a cobertura dessa dose segue baixa.
“As vacinas contra a Covid vão perdendo um pouco de eficiência com o passar do tempo, por isso é necessário que seja feito o reforço, e que a pessoa mantenha a vacinação em dia para ficar protegida, principalmente contra formas graves da doença”, afirma a enfermeira responsável, Adriana Fernandes Parra.
Quem deve tomar a vacina?
Além das pessoas com 18 anos ou mais, a vacina bivalente também é oferecida para pessoas de 12 anos ou mais que tenham qualquer uma das seguintes condições: imunossuprimidos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade, acamados, indígenas, moradores e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência e residência inclusiva.
Para receber a vacina bivalente anticovid, é necessário ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
Além da vacina bivalente, os pontos de vacinação permanecem oferecendo as doses recomendadas da vacina anticovid para todas as demais faixas etárias, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde.
Pessoas de 6 meses a menores de 5 anos devem ter três doses. Pessoas de cinco anos ou mais devem ter duas doses (esquema básico) e mais um reforço. No caso das pessoas com 18 anos ou mais, esse reforço deve ser realizado com dose bivalente.