O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pompeia, terça-feira, 03 de dezembro de 2024 (14) 3405-2828
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas
Notícias por Categoria
Os pompeenses maiores de 18 anos ainda podem receber a vacina bivalente anticovid. Também continua disponível a vacina contra a gripe para crianças maiores de 6 meses e público geral
Os pompeenses maiores de 18 anos ainda podem receber a vacina bivalente anticovid. Também continua disponível a vacina contra a gripe para crianças maiores de 6 meses e público geral
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia está convocando estes públicos para as duas vacinas. Segundo a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Adriana Fernandes Parra, o Município ainda tem doses disponíveis em estoque. "Nesta época do ano, com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, aumenta a circulação de vírus respiratórios, por isso é essencial que reforcemos a proteção da nossa população com as vacinas disponíveis”, disse.
Desde que começou a aplicação da vacina bivalente anticovid em Pompeia, em fevereiro deste ano, foram aplicadas 1.072 doses. Este imunizante é o mais atualizado contra o coronavírus.
Já na campanha de vacinação da gripe, iniciada em março, foram aplicadas 3.999 doses da vacina influenza.
As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vacinada.
Já a vacina contra a gripe, é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.
As duas vacinas (contra a gripe e contra a covid-19) podem ser aplicadas juntas. Não há necessidade de intervalo entre elas.
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.