O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pompeia, domingo, 01 de dezembro de 2024 (14) 3405-2828
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas
Notícias por Categoria
Imunização foi ampliada para professores e agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia está ampliando a vacinação com a Meningocócica C a professores, agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula e adolescentes de 15 a 19 anos de idade nos meses de junho e julho deste ano. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Município recebeu mais 340 novas doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. Com isso, o DHS, através das Unidades de Saúde, irá manter a ampliação enquanto durarem as doses em estoque.
A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno. Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas também apresentando rigidez na região da nuca. Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço. Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espelhando rapidamente e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica. Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves.
Adriana Fernandes Parra, enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do Município, explica que a vacina já faz parte da rotina de imunização das crianças com menos de 1 ano de idade, que recebem duas doses, aos três e cinco meses de idade e um reforço, preferencialmente aos 12 meses. “A meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Basta procurar seu posto de referência com a carteirinha de vacinação em mãos”, disse.