Pompeia, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

Vigilância Sanitária divulga balanço e registra mais de 300 castrações em 2023

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Vigilância Sanitária e do Centro de Castrações, divulgou nesta quarta-feira, dia 19, um balanço de todas as atividades realizadas neste ano de 2023.

Vigilância Sanitária divulga balanço e registra mais de 300 castrações em 2023

Segundo o setor, de janeiro até a presente data, o Centro de Castrações com prédio localizado no Gatil Municipal, promoveu 315 castrações entre felinos e caninos, todas realizadas pelo próprio departamento. Além desse serviço, foram aplicadas 180 doses de vacina antirrábica, atendidas 40 denúncias, e realizados 15 atendimentos domésticos de doenças consideradas zoonoses para famílias de baixa renda.

“Reforçamos que o nosso Centro de Castrações funciona como uma Unidade Básica de Saúde voltada para animais. Não atuamos como um pronto-socorro com internações e serviços de emergência. As veterinárias que compõe a equipe não podem ofertar consultas como veterinários particulares, e sim, trabalhar apenas com castrações e zoonoses que são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas”, explicou o superintendente do DHS, Adalberto Bento, lembrando que o Gatil Municipal e o prédio exclusivo para Castrações foi criado em 2017 pela Administração da Prefeita Tina, para oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos animais da cidade, e consequentemente, levar mais saúde para a população.

Os agendamentos de castrações podem ser realizados pelo telefone 3535 0938. Para vacinação contra a raiva, o tutor pode comparecer com o animal presencialmente, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na rua Américo Costa, nº 126, no Estádio Municipal Nestor de Barros.

Adoção de animais

No gatil, existem filhotes felinos já vacinados contra a raiva e vermifugados aguardando adoção. Para conhecer esses pets e escolher o seu melhor amigo, basta ir até o local a partir das 7h30, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento.