Pompeia, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

FISIOTERAPIA - Segunda-feira, 30 de Maio de 2022

Fisioterapia “HomeCare”: Profissionais seguem com o atendimento domiciliar

Mais de mais 150 pacientes em processos de reabilitação e readaptação ao seu ambiente de vida são assistidos em casa

Fisioterapia “HomeCare”: Profissionais seguem com o atendimento domiciliar

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, por meio do Centro de Fisioterapia “Comendador Nivaldo Bueno Brazil”, e da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD), segue promovendo os serviços voltados aos pacientes acamados, portadores de patologias incapacitantes e que necessitam de cuidados contínuos.

O atendimento é oferecido gratuitamente, e conta com seis profissionais de fisioterapia capacitadas e direcionadas a este serviço residencial, com sessões realizadas diariamente ou semanalmente, equipamentos de eletroterapia, orientações para melhoria da qualidade de vida destes pacientes, além do envolvimento e da participação ativa dos familiares.

A coordenadora do Programa Saúde da Família, Gislaine Souza, ressalta que o programa de atendimento domiciliar, é mais uma ação priorizada deste 2017 pela gestão da Prefeita Tina para humanizar o atendimento da saúde municipal e diminuir o sofrimento dos pacientes e seus familiares.

“Nós atendemos mais de 150 pacientes que vão desde os dependentes em suas atividades de vida diárias, à pacientes pós-cirúrgicos, em processos de reabilitação e readaptação ao seu ambiente de vida, com afecções respiratórias, cardíacas, ortopédicas, reumatológicas ou em cuidados paliativos”, explicou.

Para participar do programa, é necessário ir até uma Unidade de Saúde e solicitar uma avaliação com a fisioterapeuta, que irá até a residência para a realização de uma pré-avaliação. Sendo diagnosticada a necessidade da fisioterapia em casa, o paciente é incluído no programa e dá-se o início ao tratamento. “Quando é feita a procura ou encaminhamento do profissional médico, é realizada uma avaliação para saber da necessidade de cada paciente, e quantas sessões serão necessárias”, completou a enfermeira.