Pompeia, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

VACINAÇÃO - Quarta-feira, 09 de Junho de 2021

DHS inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades acima de 18 anos

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, iniciou na manhã de terça-feira (08/6), a vacinação das pessoas com idade acima de 18 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em toda a rede municipal da Saúde, continuação de gestantes e puérperas com vacina Coronavac, e Professores de 45 e 46 anos e PCDs com vacina Astrazeneca. Para realização da imunização, as pessoas que integram este público=alvo precisam apresentar documento de identificação (RG, CPF ou carteira de motorista) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico, caso não utilizem o serviço público municipal de saúde. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra, as pessoas com hipertensão arterial resistente deverão apresentar a receita de dois ou mais medicamentos, nos casos em que o atendimento em saúde não é realizado pela UBS ou USF. “Um único medicamento na receita infelizmente não dá o direito do munícipe ser vacinado”, explicou. Nesta nova etapa da campanha de vacinação, todos os 9 postos estarão em funcionamento das 8h às 17h. “Estamos agora nessa batalha de poder fazer a vacinação com maior agilidade, maior possibilidade de atendimento da população”, disse o superintendente do DHS, Adalberto Bento. CONFIRA AS COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE: – Doença cardiovasculares – Insuficiência cardíaca – Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar – Cardiopatia hipertensiva – Síndrome coronariana – Valvopatias – Miocardiopatias e pericardiopatias – Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas – Arritmias cardíacas – Cardiopatias congênitas no adulto – Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados – Diabete mellitus – Pneumopatias crônicas graves – Hipertensão arterial resistente – Hipertensão arterial estágio 3 – Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos – Doença cerebrovascular – Doença renal crônica – Imunossuprimidos – Anemia falciforme – Cirrose hepática – HIV – Obesidade mórbida – Somente pessoas com obesidade mórbida, ou seja, com índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual que 40, fazem parte do grupo de comorbidades. Para descobrir se você está classificado como obesidade mórbida basta fazer a fórmula do IMC, e se o resultado for igual ou maior que 40, você faz parte do grupo. IMC= PESO/(ALTURA)². Destacamos que obesidade 1 e 2 não entram como comorbidade, por isso não são contempladas com a vacina neste momento. Vale ressaltar que os pacientes que fazem tratamento pelo SUS, não precisam levar essa documentação comprobatória, pois no momento da vacinação, é possível acessar os atendimentos do paciente através do sistema.