Pompeia, sábado, 04 de maio de 2024 Telefone (14) 3405-2828

SEM CATEGORIA - Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017

DHS realiza palestra para funcionários da Brudden sobre cuidados com a saúde

Temas alarmantes como Hipertensão, Diabetes, DSTs e Câncer de Próstata foram abordados Na manhã da última terça-feira (08), o Departamento de Higiene e Saúde com a participação de médicos e enfermeiras das Unidades do município, realizou uma palestra sobre os cuidados com a saúde abordando os mais diferentes temas, a funcionários da empresa Brudden Movement. Ministrada de início pela Enfermeira Eliana Menossi e pelo médico Dr. Alceu Bernardo Coqueiro, ambos da USF “Flávio Faria de Jordão” do bairro Tufic Baracat, temas sobre Hipertensão e Diabetes foram explorados de forma clara e objetiva para sanar possíveis dúvidas, além de incentivar a ida até a unidade mais próxima para constatar ou monitorar tais doenças. “Nossa intenção, além de orientar os funcionários, é levar a eles o quão importante é manter hábitos saudáveis para prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão” disse o doutor. Na sequência, foi a vez da Enfermeira Luciana Martessi e do médico Dr. André Zambrana, pertencentes da USF “Elysio Prado Moreira” do bairro Flândria, fazerem o uso da palavra com os temas que envolviam desde doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como Sífilis, Gonorreia, Hepatites e AIDS, até ao Câncer de Próstata, doença que atingi homens acima dos 40 anos, e que tem seu diagnóstico prejudicado devido ao preconceito retrógado que envolve o exame de toque retal. “Mesmo nos dias de hoje, a grande maioria dos pacientes considerados de risco se recusam a fazer o exame de toque por conta do preconceito. Nós temos que conscientizá-los de que o exame é simples e dura segundos, podendo evitar problemas maiores no futuro, e que mesmo aliado ao exame de sangue, ainda acaba sendo mais eficaz e seguro aos pacientes” disse o doutor. Luiz Henrique, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Leonardo Augusto da Cunha Penha, técnico de segurança no trabalho e a enfermeira do setor de epidemiologia Adriana Fernandes Parra, assistiram a palestra e se mostraram satisfeitos com os resultados e dicas ali apresentadas, no intuito da busca por uma melhor qualidade de vida. “Palestras como esta são de grande importância, pois incentivam hábitos de vida mais saudáveis e fazem com que as informações aqui aprendidas, se estendam para os familiares ou até mesmo aos amigos que não tenham participado, acrescentando informações e esclarecendo possíveis dúvidas, sem contar o incentivo à procura pelos profissionais das USFs para estar sempre em dia com sua saúde”, concluíram. Em nota, a prefeita Tina Januário destacou que tal iniciativa demonstra o comprometimento da administração municipal e da empresa, ambos atentos a qualidade de vida dos colaboradores. “Nós sabemos que a qualificação do profissional é sim muito importante para o crescimento e o bom andamento de uma empresa, mais estando com a saúde em dia, se vai mais longe. Alertar como forma de prevenir quaisquer doenças que acometam o rendimento do trabalhador, é imprescindível e mostra atenção e preocupação ao bem melhor da equipe, por isso sempre que possível estaremos realizando ações com foco na prevenção de doenças, colocando todas nossas Unidades de saúde e suas equipes inteiramente disponíveis para a população” concluiu.