Pompeia, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

SEM CATEGORIA - Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

Gestão “Tina Januário” zera demanda por cirurgias de catarata e registra recordes em realização de exames e consultas

DHS liberou um total de 330 cirurgias de catarata nos últimos meses. Centro de Especialidades realizou cerca de 3700 consultas a mais em 2017 e 2018, na comparação com a média do período 2012-2016. Número de ressonâncias subiu 400% Até janeiro de 2017, mais de 2000 cidadãos de Pompeia aguardavam na fila de espera para exames e consultas. Muitas pessoas também aguardavam, desde 2014, por cirurgias importantes como as de catarata, maior causa de cegueira tratável no Brasil. Desde que assumiu, a administração da prefeita Tina Januário investe para reverter esse quadro. Por meio de parcerias com hospitais de referência, o governo municipal conseguiu zerar a fila antiga por cirurgias de catarata e garantir agilidade no atendimento a nova demanda. O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia liberou um total de 330 cirurgias de catarata, só nos últimos meses, atendendo toda a demanda do Município. Exames O número de exames agendados pela rede pública de saúde na atual gestão municipal também aumentou bastante na comparação com a média do período 2012-2016. O número de ressonâncias cresceu 396%, o de colonoscopias cresceu 182%, o de tomografias, 158%, e o de ultrassons, 131%, além de ecografias e endoscopias, que também tiveram aumento significativo. Consultas Além disso, diversas especialidades tiveram grande aumento no número médio de consultas realizadas pelo DHS, em 2017 e 2018. Na comparação com a média do período de 2012 a 2016, os números de consultas com Cirurgião Geral, Gastroenterologista, e Urologista no Centro de Especialidades cresceram respectivamente 215%, 200% e 174%. Em números absolutos, o Centro de Especialidades de Pompeia realizou quase 3700 consultas a mais em 2017 e 2018, na comparação com o período anterior. Saúde em Dia Segundo a prefeita, o ritmo de exames e consultas seguirá intenso nos próximos anos com o novo programa municipal “Saúde em Dia”. A administração municipal investe em convênios com instituições como o Hospital Beneficente Unimar (HBU), referência regional, o Hospital Beneficente São José de Herculândia, a Clínica Imagem de Tupã, a Clínica Neurológica Dr. Jaime Nilton Kelmann, o Instituto de Olhos de Marília, o Instituto do Coração De Marília I.C.M., dentre outros. “O programa “Saúde em Dia” é um sucesso, não só pelos números, mas mais importante, pelo bem que tem feito a essas pessoas que esperaram tanto tempo na fila. Atendemos em 2017 pessoas que esperavam havia 3 anos na fila. Zeramos a demanda por cirurgias de catarata e muitas outras cirurgias eletivas. Agora, nosso compromisso é providenciar um atendimento rápido, para que longas filas de espera não voltem a se formar. Essa é a nossa prioridade: melhorar a vida das pessoas, investindo especialmente em saúde”, afirmou a prefeita.