Pompeia, quinta-feira, 02 de maio de 2024 Telefone (14) 3405-2828

INFORMAÇÕES DE SAÚDE - Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2018

DHS reúne alunos de medicina da Unimar para orientações sobre estágio oferecido por Unidades

Objetivo é alertar os estagiários com relação aos devidos cuidados em saúde oferecidos a população A segunda turma de estagiários deste ano de medicina da Unimar, residentes e distribuídos nas sete USFs do município, se reuniram na tarde de segunda-feira (26), no prédio da Câmara Municipal de Pompeia, juntamente com toda a coordenação técnica do Departamento de Higiene e Saúde, dentre estes, enfermeiras e médicos responsáveis por cada Unidade. O encontro visa instruir os principiantes sobre a rotina de trabalho e demais funções que envolvam a integração de ambos na equipe. Hoje, a cidade conta com 15 alunos divididos em duplas e trio, para auxiliarem e apreenderem ao mesmo tempo, sobre as necessidades reais dos moradores. Segundo Gislaine Souza, enfermeira responsável pelo setor, o bom atendimento é uma das principais aulas no trabalho de acolhimento para com a população. ‘‘Conversa paralela ou a dispersão do estagiário será inadmissível, uma vez que priorizamos um serviço responsável e de total concentração”, disse a coordenadora. Vale ressaltar que toda esta avaliação direcionada aos estudantes, vem sendo realizada pelas enfermeiras responsáveis por cada Unidade, que observam desde o atendimento, até o comprometimento e a higienização. De acordo com a professora do curso de medicina da Unimar, Tereza Laís Menegucci Zuttin, o aluno precisa compreender a profissão na prática, principalmente via SUS, antes de dizer-se formado ou apto para tal função. “Além de ser uma ótima oportunidade de aprendizado, o estágio oferecido por Pompeia, caso o aluno se destaque, pode vir a ser a efetivação do profissional”, disse. O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, afirma que esta parceria entre município, faculdade e seus residentes, além de oportuno e fundamental para os iniciantes, soma junto a proposta de excelência no atendimento aos moradores. “Atender bem, acolher com respeito e atenção, tudo isso só agrega valores aos estudantes, que vivendo esta experiência, caminham rumo a um brilhante futuro na profissão, principalmente quando iniciada em um meio carente dessa humanização no atendimento”, concluiu.