Pompeia, sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (14) 3405-2828

INFORMAÇÕES DE SAÚDE - Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

DHS oferece exercícios aquáticos para reabilitação e fortalecimento muscular

Aulas são realizadas pela manhã na Academia Municipal Vida, às quartas e sextas-feiras. O Departamento de Higiene Saúde de Pompeia tem oferecido gratuitamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, sessões semanais de hidroginástica, prática que permite a realização de atividades intensas com impacto reduzido nas articulações, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes. O público alvo principal da atividade aquática é integrado por obesos, portadores de deficiência física, hipertensos, diabéticos, idosos e pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos. De acordo com Fabrício Carvalho Marica, educador físico da rede, a hidroginástica é uma ótima opção para sair do sedentarismo e perder peso. “Devido às propriedades da água, com a prática, é possível melhorar o condicionamento físico, tonificar pernas e coxas, melhorar a respiração, além de reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações, sem provocar lesões em outros locais do corpo, permitindo o relaxamento muscular e, consequentemente, o alívio da dor”, disse. Além de fortalecer a musculatura, a hidroginástica é responsável por manter a autonomia da força que perdemos nos músculos com o passar dos anos, seja pelo avanço da idade, pelo sedentarismo, pelas altas cargas no trabalho ou em função de lesões articulares ou musculares. Para a prefeita Tina Januário, atividades como esta, oferecidas pela Academia Municipal e seus profissionais, são fundamentais para a melhoria da saúde de toda a população. “Nossa academia é referência em todo estado de São Paulo. Não existe nenhuma Academia Municipal no entorno, do porte da que temos em Pompeia. As aulas de hidroginástica podem ser praticada por jovens, atletas e interessados que queiram melhorar a sua qualidade de vida”, completou a chefe do executivo. As aulas acontecem todas às quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30, junto à Academia Vida, nas piscinas do Clube JK. O aluno interessado deve procurar a academia munido do documento de identidade e atestado médico com liberação para as práticas aquáticas.