Pompeia, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

DENGUE - Segunda-feira, 13 de Abril de 2020

Prefeitura inicia mutirão de limpeza em combate à dengue

População deve se mobilizar e colocar para fora de casa todo material que não tem utilidade e que possa acumular água, ou servir de esconderijo para escorpiões A Prefeitura Municipal de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde e da Vigilância Sanitária, iniciou na manhã desta segunda-feira (13), mais um Mutirão de Limpeza que abrangerá todo o município recolhendo materiais sem uso. O mutirão que está passando pelos bairros Jd. José Januário, Jd. das Acácias, Jd. América II e II, Tufic Baracat e Núcleo Octávio Lacombe, se estenderá durante toda a semana até atingir toda a cidade. O objetivo da iniciativa, além de manter a cidade limpa, é eliminar criadouros de vetores de doenças, como os mosquitos Aedes Aegypti, causador da dengue e do flebótomo, causador da leishmaniose, como também a proliferação de roedores e escorpiões. Serão recolhidos pneus, garrafas, objetos quebrados, restos de madeira, colchões, sofás, sucatas, recicláveis, ou seja, todo recipiente, entulhos e materiais descartáveis acumulados nas residências. Esses materiais devem ser colocados nas calçadas para que o caminhão consiga fazer a coleta. Vale destacar que podas de árvores e restos de materiais de construção civil não serão recolhidos. Para saber o dia da coleta, o morador deve ficar atento ao carro de som que um dia antes passa nos bairros avisando, e as mídias sociais como Facebook e Instagram, além das emissoras de rádio do município. Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os Agentes de Endemias, também informarão durante as visitas sobre a ação de recolha. A população pode acompanhar o cronograma disponibilizado pela internet nos sites e Fanpages do DHS e da Prefeitura Municipal de Pompeia. A prefeita Tina Januário cobrou agilidade nas ações e exigiu um mutirão de limpeza como forma de unir moradores e o município nesse combate, que tem como objetivo principal, minimizar o risco de novos casos de dengue no município. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é importante que todos colaborem e aproveitem essa quarentena para fazer a limpeza em seus quintais, se desfazendo daqueles materiais que não têm mais serventia. É com esse espírito de união que vamos fazer de Pompeia uma cidade cada vez melhor e com mais saúde para todos”, destacou.